quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sistema telemétrico em Blumenau está há dois meses desligado


Epagri acionará a Polícia Federal devido à demora no conserto dos medidores, arrancados do Rio Itajaí-Açu em novembro de 2012

O dano ao sistema de telemetria do Rio Itajaí-Açu, cujos cabos foram arrancados em Novembro durante as obras na margem esquerda, vai virar caso de polícia. 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), através do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) e da Agência Nacional de Águas (ANA), vai registrar, ainda nesta semana, um Boletim de Ocorrência na Polícia Federal contra a Rodomaq/Geosolo, responsável por ter arrancado os cabos do sensor de medição, localizados embaixo da Ponte Adolfo Konder. 

Nelso Figueiró, gestor da rede de monitoramento da Epagri para a região da Vertente Atlântica, justifica a ação devido à falta de comprometimento da empresa em consertar o equipamento — prejuízo de cerca de R$ 15 mil. 

— Já entramos em contato, pedimos para que fosse arrumado, mas nada passa de promessa. Como o equipamento é da ANA, órgão federal, teremos de acionar a Polícia Federal. O que não podemos é deixar tanto tempo passar sem solução — diz.

O cabeamento era compartilhado com o Ceops, que disponibilizava as informações pela internet. 

Figueiró ressalta que o equipamento é fundamental para o monitoramento do nível do rio. Outros dois sistemas de medição também funcionam, de diferentes maneiras, na cabeceira da ponte. Porém, o uso do equipamento danificado é tido como essencial, uma vez que ele cumpria a função de enviar os dados do rio, de hora em hora.

— Não podemos ficar à mercê da sorte. A enchente não avisa quando vai acontecer. Com o histórico que Blumenau tem, o monitoramento é algo mais que necessário — comenta o técnico hidrometrista da Furb/Ceops e responsável pelas estações de telemetria, Mário César de Oliveira.

CONTRAPONTOO que diz a Rodomaq/Geosolo:
Engenheiro da empresa, Rafael Jansen afirmou que a empresa está comprometida em resolver o problema. Porém, o atraso teria ocorrido devido à dificuldade em encontrar o equipamento com as mesmas características do danificado. Segundo ele, o orçamento foi feito com uma empresa do Rio de Janeiro. Jansen informou que até a próxima semana o aparelho deve ser comprado.

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