quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina e diesel


Previsão é que reajuste seja praticado ainda nesta semana por postos de Blumenau

A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira um reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel nos preços de venda nas refinarias. Os novos valores entram em vigor a 0h de 30 de janeiro. 

Segundo nota da estatal, o aumento foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

O aumento não inclui os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS, que deve ser reajustado no próximo mês.

Em Blumenau, segundo Júlio Zimmermann, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo  (Sinpeb), o reajuste deve chegar ainda esta semana às bombas. Porém, o aumento depende dos proprietários de postos.

— A decisão é de cada um. Como ultimamente os postos trabalham com estoque baixo de produto. Acredito que assim que acabar aquele com preço antigo o novo preço será praticado — explica.

Osmar Ricardo Labes, presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Carga de Santa Catarina , comenta que a alta no preço do diesel deve alterar o preço do frete, já que a categoria não tem condições de arcar com o custo.

— É inevitável passar para o consumidor. Os modelos de caminhões mais novos já usam um diesel mais caro, específico para o tipo de motor. O aumento afeta a todos — diz.

Antes deste reajuste, Blumenau ocupava a segunda posição no Estado com o menor valor do preço por litro de gasolina, conforme tabela da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário